quinta-feira, 10 de março de 2011



SUCO DE COUVE COM HORTELÃ
Propriedades do suco:
COUVE*
Possui propriedades terapeutas no combate à gripe e problemas digestivos. Entre as várias espécies de couve, destacam-se a couve manteiga e a couve tronchuda.
As fibras presentes na couve fazem bem ao estômago, pois atenuam a acidez, protegendo a mucosa gástrica. Seu conteúdo em enxofre, permite seu poder expectorante. Como a couve é rica em fibras, deve ser bem mastigada para não se tornar indigesta.
É um alimento muito rico em Vitaminas do Complexo B, Vitamina C e Beta-caroteno (substância que no organismo se transforma em Vitamina A). Rica em Fibras (principalmente em seus talos) apresenta grande quantidade de minerais como Enxofre e Potássio.
A couve possui muitas propriedades terapêuticas, dentre elas: ajuda a restabelecer a necessidade de minerais em nosso organismo; previne e combate distúrbios da glândula tireóide, as enfermidades do fígado, cálculos da vesícula, dos rins e da hemorróidas.100 gramas de couve-manteiga crua apresentam 25 calorias. Refogada: 146 calorias

HORTELÃ
Todas as hortelãs contêm em suas folhas vitaminas A, B e C, minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio) e exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, além de possuírem propriedades antissépticas e ligeiramente anestésicas.O poejo, usado para chás que curam dores de barriga infantis, é condimento saboroso, assim como a hortelã-da-horta e a hortelã-verde, de folhas crespas.Também apresenta mentol que, além de aliviar as cólicas, possui propriedades calmantes, tônicas e anti-sépticas.Dentre suas inúmeras propriedades terapêuticas, quando preparada como chá, facilita a digestão, combate a formação de gases, de cálculos na vesícula, vômitos e icterícia. Também é indicada para eliminar catarros e mucos no aparelho respiratório. 100 gramas de hortelã fornecem 32 calorias.
Suco de couve e hortelã
Para cada um litro de água:



4 folhas grandes de couve
4 galhinhos de hortelã
1 copo americano de suco de limão
Adoce com 3 colheres de açúcar cristal, adoçante ou mel de laranjeira/ silvestre